Os meus artistas | My artists


Estou com saudade das minhas meninas. Este ano, com as aulas na Faculdade, tive de desistir de ir ao IPSB, mas ainda continuo com o Mateus. O meu objetivo encontra-se praticamente atingido porque está marcado para dia 24 de janeiro a inauguração da primeira exposição do meu artista pequenino. Tenho a certeza que outras se seguirão!

Mateus é um menino cheio de força de vontade que quer aprender mais e gosta de pintar. Tem apenas um pequeno senão: sofreu algumas mazelas da quimioterapia e isso implicou alguma perda na sua motricidade fina. Espero que um dia venha a recuperá-la completamente. Tal situação não impediu contudo que deixasse de pintar, de tal maneira que o número de quadros chegou para uma exposição.

Adorei, Mateus. És um vencedor e um exemplo para todos. Aqui vai a réplica do “Caffé Terrace”, de Vincent Van Gogh quase pronto para a exposição:

CaffeTerrace

Réplica de Caffé Terrace, 2015, Acrílico sobre tela   _________________________________________________________________

Acabou o ano letivo e com ele a minha aula de artes plásticas na escola do IPSB. Por um lado estou contente, pois acho que consegui cumprir o meu objetivo. As minhas alunas aprenderam bastante, pelo menos foram elas que o disseram e acho que as obras feitas falam por si. Mas por outro, vou ficar com saudade dessa rotina saudável. Desses braços abertos sempre que eu aparecia para abrir a porta da sala, desses sorrisos e dos “Olá S’tora”. Sentia-me bem vinda por aquelas cabecinhas de 10 anos.

Comecei apenas com 4 alunas inscritas em setembro, vieram mais duas e terminei com oito meninas no final do ano, porque a capacidade da sala não permitia acolher mais. Mas volta e meia mais olhares curiosos e cabeças pediam para assistir… Tive de recusar mais aluno porque a sala ficava saturada e as vozes e corpos comprometiam o trabalho de quem já estava inscrito.

Ontem montei a exposição dos trabalhos das minhas meninas. Lindos tenho a dizer. Estão todas de parabéns. A Salomé é uma marota foi a única que não terminou a sua obra e por isso não terá a oportunidade de a ver brilhar junto das outras colegas. Já lhe puxei as orelhas, no bom sentido claro! Aqui apresento as obras de arte das minhas artistas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não sei se para o próximo ano terei a oportunidade de continuar este projeto, que não se resume apenas à pintura. A minha ideia é dar-lhe continuidade através do desenho artístico. Parece que tenho seguidoras fieis e pelos vistos agucei o gosto a outros potenciais inscritos. Ao pendurar os quadros abordaram-me uns rapazitos que se mostraram muito interessados nas obras e  indagaram-me acerca da possibilidade de no próximo ano fazer parte do grupo. “Só aceito 8 alunos” – afirmei. – “A sala não dá para mais.” Tenho a dizer que estou contente por esta motivação. Revela que a minha passagem pela escola não foi em vão, marquei a diferença para alguém…dei amor e distribui sorrisos!

________________________________________________________

A Cátia e a Inês vão ver expostas as suas obras no Viva Associações. Estou muito contente por elas e pelo resultado que conseguiram no final deste ano letivo. Para quem, no princípio nunca tinha pegado num pincel nem numa tela vejam só estas obras de arte!

CatiaDias_Final   Cátia Dias 10 anos

InesSilva_Final  Inês Silva 10 anos

_________________________________________________________

Os artistas não têm idades e eu tenho tido prova disso aos poucos na minha vida. Recentemente tenho 9 a meu cargo, 1 é minha filha, 7 estudam na escola Frei Gil em Bustos e um menino é obrigado a ficar em casa por motivos de saúde. Tem sido muito gratificante poder partilhar com eles algumas dicas sobre pintura e como recompensa eles têm-me oferecidos belos exemplares coloridos. Ora vejam alguns exemplos …

Autora – Maria João Morgado Monteiro, 9 anos

Abstrado

 

 

 

 

 

 

 

Autora – Ana Rita Simões das Neves, 12 anos

IMG_7541

RitaFinal_Girassol

Autora – Salomé Neves, 10 anos

SalomeFinal_Girassol

Autora – Ana Cristina Santos, 10 anos

AnitaFinal_Girassol    Anita_Final_StarryNight

Autora – Elisabete Cristina Martins, 10 anos

EliFinal_Girassol

Eli_Final_StarryNight1


Eli_Final_AbstratoGeom

Autora – Sofia Santos da Costa, 10 anos

SofiaFinal_Girassol

Autor – Mateus, 9 anos

Mateus_Kadinskin  Mateus_Passaro  Mateus_Circulos

Outras obras se fizeram mas não estão ainda terminadas. Esperam-se mais produções artísticas brevemente.

3 thoughts on “Os meus artistas | My artists

  1. Usando algumas das tuas palavras, verifico que “Tem sido muito gratificante poder partilhar(…) dicas sobre pintura e como recompensa eles têm-me oferecidos belos exemplares coloridos. PARABÉNS.

  2. Mais um desafio superado. Obstáculos e dificuldades, são pedras que fazem parte da nossa vida. Cabe-nos a nós arranjar técnicas de os superar ou contornar. E a vida é a arte de os superar, ARTISTA. bjinhos

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s