Técnicas de pintura em Belas Artes | Fine Arts


As Belas Artes acolhem aqui alguns dos meus trabalhos feitos na faculdade. Iniciei este ano (outubro 2014) em Pintura Grau I e está a ser uma experiência surpreendente. Ninguém imagina o que significa cada aula…cada palavra proferida pela professora, é como se ouvisse um conto de fadas!
Espero ansiosamente cada quarta feira para aprender coisas novas e verifico que parece um pouco um “dejá vu”.
Sim afinal alguém está a confirmar  e também a corrigir o que até agora eu já fazia e isso deixa-me muito feliz!

TÉCNICA 1 – ACRÍLICO | ACRILIC
1.1 – Tabelas de cor (degradés) – lindas que ficaram!

TabelasCores1

1.2 – Cores planas – pintar uma peça de fruta e geometrizá-la. Escolhi um limão e correu mal. Repeti o exercício e só à segunda é que lá consegui segmentar as cores.

2015-01-14 15.37.28

1.3 – Espatular uma natureza morta ou uma paisagem. Nunca tinha usado a espátula para pintar uma figuração e até gostei. É um gasto absurdo de tintas. Escolhi uma paisagem simples com um campo de papoilas.

CampoPapoilasEspatula

1.4 – Aplicar a técnica do acrílico aguado. Ia lançada para pintar uma paisagem de cores planas mas a professora trocou-me as voltas e pôs-me uma paisagem lagunar da Ria de Aveiro com alguma modulação. Escusado dizer que no início fiquei com algumas dúvidas porque me pareceu um pouco complicado mas depois verifiquei que o acrílico aguado pode aplicar-se como a aguarela o que para mim é relativamente fácil. No final até gostei do resultado apesar das cores não ficarem muito parecidas com o modelo original.

AULA_ACRILICO_AGUADO3

TÉCNICA 2 – GUACHE | GOUACHE 
2.1 – Tabelas de cor – Círculo cromático. Escusado dizer que trabalhar o guache é para mim uma tortura. Para fazer um bom trabalho é necessário  ter bom material. Esqueçam Giotto e marcas escolares. Comprei a gama média da marca Talens para estudantes e mesmo assim bastou acrescentar uma gota a mais eis que surge a transparência excessiva e não há nada a fazer. Para além de que o guache muda sempre de cor de cada vez que se pinta não há volta a dar Não tentem fazer mais tinta porque nunca vão conseguir fazer o mesmo tom. Por isso os degradés são para especialistas, tá!

2.2 – Cores planas – pintar um legume e estudar os jogos de sombra e luz. Escolheram-“nos” um bróculo (modelo tão pouco interessante!). Começei muito mal o exercício porque  só dispúnhamos de três cores primárias (amarelo primário, magenta e azul ciente), branco e preto e a gama dos verdes que consegui depois obter estava-me a bloquear.  Então decidi pôr-me a pintar à minha maneira e criar as minhas cores. Só a partir daí é que as coisas começaram a fluir e o legume começou a parecer um bróculo! Respirar e mais confiança, é o que é preciso.

brocolo

2.3 – Imagem para replicar – Escolhi uma ilustração de Rebécca Dautremer. Adoro ilustrações!
Esta é particularmente pormenorizada à primeira vista mas quando se analiza bem a coisa até nem é muito difícil. O grande problema são os degradés. Aquele céu cor azul enevoado, ora manchado de cinzento, ora manchado de amarelo, acabou num borrão, aliás ainda não acabou porque tenho de lhe dar outra volta (um bem que a aguarela tem é que se pode pintar por cima que ela é opaca). Ficou para trabalho de casa.

Original da ilustração de Rebecca Dautremer
RebecaDautremer

Réplica da ilustração original de Rebecca Dautremer
RebeccaDautremerCopia

Afinal deixei o céu como estava. Preguiça!

2.4 – Imagem para replicar escolhida por mim – Escolhi uma ilustração de Benjamin Lacombe. Um dos meus ilustradores preferidos.
Esta ilustração foi desenhada à vista, não decalcada. Notar-se-ão por isso algumas diferenças relativamente com o modelo original. Não tive grandes dificuldades porque desta vez apliquei a técnica da aguarela. Esqueci que estava a pintar guache! Eu e as minhas manias…
Aqui está o resultado:

Original da ilustração de  Benjamin Lacombe
BenjamimLacombeOriginal

Réplica da ilustração original de Benjamin Lacombe
BenjamimLacombeCopia

TÉCNICA 3 – AGUARELA | WATERCOLOR
3.1 – Finalmente a aguarela. Iniciámos com um exercício aparentemente simples: pintar uma área com uma cor plana e pintar um degradé. Correu muito bem. A aguarela é a minha praia! :))

CorPlana Degrade

3.2 – Exercício com a representação de células. O objetivo é abstração do figurativo e a concentração apenas no contraste sombra /luz. Tive alguma dificuldade. Faltei à aula e a minha interpretação do exercício foi completamente diferente dos meus colegas, mas pelos vistos a aplicação da técnica estava bem.

Celula1   Celula2

3.3- Para cada técnica há sempre um exercício de natureza morta e para aguarela tivemos de trazer uma flor. Tem que ser! E o que tem que ser, tem muita força. Não foi das minhas melhores obras, mas enfim! Escolhi a minha orquídea rosa de cor muito forte e resultou um rosa bastante transparente, não estivesse eu a pintar a g u a r e l a… é escusado, quando não gosto, não gosto!

Orquidea

3.4 – Paisagem. O meu pé de Aquiles. Mandem-me pintar o que quiserem menos paisagens. :(((
Enfim foi o que se conseguiu…. Tive de repetir duas vezes. Cá vai o confronto com o original. Aquela intensidade cromática tira-me do sério…a sério!

Paisagem   AULAAGUARELA2

3.5 – Aula não, aula sim! Desta vez uma reprodução de uma aguarela já criada. Este exercício é muito útil para aprender com quem já sabe. Identificar a técnica usada e copiá-la… pelo menos tentar! Fiquei muito orgulhosa de mim.

AULAAGUARELA_8    rosto

3.6 – Tributo a Mário Fortuny, um grande naturalista. O próximo desafio é um Henrique Pousão, juro que vou tentar um dia destes…
mario fortuny  Touareg

3.7 – Decidi como último trabalho a aguarela dedica-la ao meu gato Nestum. Sempre quis saber como se faziam animais de pelo e agora já sei qual é a técnica. Muito trabalhosa está certa mas fica um resultado engraçado. Este último trabalho não está totalmente acabado mas para ser sincera já não tinha paciência para fazer mais pelos. Ficou assim!

Nestum   NestumArEngatatao1
Meu gato | My cat

TÉCNICA 4 – ÓLEO | OIL
4.1 – Cá está a natureza morta para o óleo: um CHUCHU (que alegria!!!! 😦 ). Como acho o legume sem graça introduzi uma cor forte vermelha mas acho que exagerei…paciência, fica assim!

Chuchu2

4.2 – Mocho | owl
Mocho2_0233

4.3 – Retrato de menina afegã |  Portrait of afghan girl
FinalRetratoMeninaFaseI  FinalRetratoMeninaFaseII

TÉCNICA 5 – PASTEL DE ÓLEO |OIL PASTEL 
5.1 – Retrato de madame Matisse | Portrait of madame Matisse
MadameMatisse

5.2 – Natureza morta – Vai um cafézinho com uma nata? | Still life – Cup of coffee and cream cake
Trabalho2Chavena_e_nata

5.3 – Menina bailarina – ballet dancer child
Trabalho3BailarinaCrianca

TÉCNICA 6 – PASTEL SECO | SOFT PASTELS  
6.1 – Gashpar, pastel seco, 2015 | Gashpar, soft pastels, 2015
Gashpar, pastel seco, 2015

6.2 – Réplica de Spanish Couple In Front Of Inn de Pablo Picasso, Pastel Seco, 2015
Réplica de Spanish Couple In Front Of Inn de Pablo Picasso, Pastel Seco, 2015

6.3- Rua de Burano, pastel seco, 2015 | Stree of Burano, soft pastels, 2015
Burano1

6.4 – O meu último trabalho a pastel seco e o meu último trabalho do ano. Não foi fácil porque a fotografia não foi bem escolhida e a fotocópia a cores a partir da qual pintei tinha as cores alteradas relativamente ao modelo original.

Aprendi que mais vale uma boa referência analógica (papel qualidade fotográfica) ou olhar a partir do portátil. Com as cores acentadas, envelheci a minha amiga Elsa uns bons 10 anos à custa da brincadeira! Mas bem, podia ter ficado pior…

Retrato de Elsa | Pastel seco sobre cartolina | 2015
RetratoElsa

E pronto, cheguei ao fim deste ano e deste Curso Nível I, na Faculdade de Belas Arte do Porto. Vou ter saudade. Aprendi muito. Agradeço à minha professora, Sofia Torres pela paciência (não sou uma aluna fácil, reconheço 😐 ) e claro à minha companheira de aventuras, Elsa. Talvez para o ano haja mais para mostrar…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s