Caminhada de maio à beira mar


Ontem tirei um dia de férias com o”meu mais que tudo”. É certo que não estava grande tempo, mas deu para fazer mais uma caminhada. E desta vez fomos até à beira mar.

Já há muito tempo que me tinham falado do passadiço da Praia da Vagueira. Trata-se de uma praia do Concelho de Vagos em cuja foi feita uma requalificação para a defesa do cordão dunar, ligando-a assim, a sul, à Praia do Labrego.

Na realidade tinham-me informado que o percurso terminava na Praia do Areão e teria cerca de 4 km.  Por isso iniciamos aí a nossa caminhada. Queríamos fazer ida e volta 8 kms, o que nos parecia razoável. Contudo quando chegamos ao local, a estrutura de madeira acabava passado uns 100 metros a norte. Para fazer a ligação ao dito Passadiço teríamos que descer pela praia ou continuar na própria duna.

O nosso entusiasmo não se desvaneceu contudo. Mais abaixo estava a decorrer um cenário  particular … Arte Xávega. Desci até à praia e aproveitei para apreciar uma atividade de que tantas vezes ouvi falar e da qual nunca tinha presenciado in loco.

Lia-se afixado num letreiro

ZonaArteXavega

O termo xávega deriva do árabe xabaka e é usado tanto para definir “rede para a pesca de arrasto” como para designar o próprio barco (de fundo chato) que transporta a rede para o lanço. Antigamente a recolha do pescado era feita com a ajuda de juntas de bois e com a força dos braços. Atualmente são utilizados dois tratores.

Aproximei-me. Um barco estava atracado enquanto que um pescador preparava as redes para a próxima saída ao mar. Estava sozinho.

BarcoArteXavega

PescadorRedes

Mais afastado, um grupo de outros pescadores começava a puxar a rede que regressava do mar. A força das ondas não facilitou a tarefa.

Na rede pululavam cavalas, solhas, douradas, carapau miúdo e graúdo, fanecas e até tintureiras.

Depois de aberta a rede seguiu-se a seleção do pescado para depois vender na lota. Muito volta para o mar pois não é permitido a sua comercialização.

SelecaoPeixe

Por cá também fizemos uma boa compra.

Que tal uma caldeirada com 1 dourada, 3 cavalas, 1 solha e 1 tintureira por 10 euros? A propósito nunca comi tintureira, vamos lá ver a que sabe!!!! Parece que é um pouco seco, mas é muito bom em caldeirada.

Caldeirada

Acabámos por deixar a azáfama dos pescadores e seguir caminho para a Praia da Vagueira. Afinal ainda não tinhamos iniciado a nossa caminhada.

Ao chegar tivemos uma agradável surpresa. É verdade que não vinha há muito para estes lados e deparei-me com grandes transformações urbanísticas. Apesar do local ter perdido quase por completo o seu cordão durar, o qual dá acesso de imediato a uma faixa de blocos de edifícios, penso que este ganhou na requalificação de espaços pedonais e na defesa da sua orla marítima.

O passadiço começa a partir do paradão e termina 1, 1 km depois. O tempo acabou por melhorar substancialmente. Foi um passeio agradável, más pequeno.

Caminhada1Caminhada2Caminhada3Caminhada4Caminhada5

O passadiço termina junto do VagaSplach (Parque aquático). Uma ideia estratégica quanto a mim.

VagaSplach

Regressamos ao ponto de partida já soavam 12h30. Hora de almoçar. Por isso passámos pela prisão do alemão “EI”. O dono é alemão e o resto também…

Famoso pelos seus hamburgers monstruosos.

Ontem foi a minha estreia na gastronomia alemã: salsichas com chucrute e uma cerveja de origem alemã.

Almoco1

Parece que esta cerveja é menos amarga do que a portuguesa. Não estava má de todo!

E para terminar, a foto da praxe…

Selfie

 

A propósito, quando cheguei a casa e amanhei o peixe descobri que tinha ganho mais um brinde…

PeixeComePeixe

2 thoughts on “Caminhada de maio à beira mar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s